

Business Analytics
O Big Data está transformando o mundo dos negócios. O grande volume de dados disponível para análise, permite que as empresas tomem decisões cada vez mais precisas. As empresas sempre usaram dados para a tomada de decisões, mas nunca tiveram à disposição um volume tão grande, gerado em alta velocidade e com tamanha variedade. Analisar estes dados é um desafio e a função do Cientista de Dados é transformar o Business Analytics em valor, aumentando receita e competitividade. Neste curso, você irá explorar os dados por meio de análises diagnósticas: Descritivas, Preditivas, Prescritivas e Análise de Decisão. Vai aplicar seus conhecimentos em análise de dados, em diferentes áreas de negócio como Marketing Analytics, RH Analytics, Financial Analytics, Social Network Analytics e Text Mining.
O objetivo deste curso é aplicar técnicas analíticas em áreas de negócio
como Marketing, Finanças e RH, coletando dados, definindo métricas,
criando modelos e extraindo insights que gerem valor para as empresas e
suportem as tomadas de decisões.
Projeto 1 - Analisando o Resultado de uma Campanha de Marketing com Teste A/B
Projeto 2 - Implementando um Modelo Analítico para Análise de Portfólio
Projeto 3 - Criando um Sistema de Detecção de Fraudes Para um Site de E-commerce
Projeto 4 - Analisando Dados do Facebook
Projeto 5 - Construindo um Sistema de Recomendação
Pré-requisitos Desejáveis
Não há pré-requisito para realizar este curso, mas alguns conhecimentos são desejáveis:
Conhecimento básico de Sistema Operacional
Conhecimento básico de lógica de programação
Assuntos abordados:
Bem-vindo
Conteúdo Programático
O que é Business Analytics?
O que é Data Mining?
Big Data, Métricas e Classificação de Dados
Metodologia Analítica
Definindo um Problema de Dados
Modelos em Business Analytics
Modelos de Decisão
Business Analytics x Business Intelligence
Data Discovery x AdHoc Analysis
Map Reduce e KDD
As Fases de um processo de KDD
Gestão de Grandes Volumes de Dados (Big Data)
Bibliografia, Referências e Links úteis
Assuntos abordados:
Introdução
O que é Análise Descritiva?
Análise Descritiva em R
Coletando Dados Descritivos
Explorando os Dados
Definindo as Estatísticas
Análise Descritiva x Análise Diagnóstica
Análise Preditiva x Análise Prescritiva
Usando R para Análise Exploratória
Modelando Relacionamento e Tendência nos Dados
Distribuições de Probabilidade
Análise de Regressão - Pré-Processamento e Análise Exploratória
Análise de Regressão - Construção do Modelo, Stepwise e Análise de Variância
Análise de Regressão - Inferência Estatística e Análise Diagnóstica
Testes de Hipótese e Valor p
Testes de Hipótese em R
Classificação com Regressão Logística e Redes Neurais em R
Como Construir um Modelo de Otimização
Árvores de Decisão em R
Estratégia de Decisão
Simulação de Monte Carlo
Simulação de Monte Carlo em Python - Projetando o Preço de Ativos
E-book - Todo Business é Analytics
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução
Definindo Marketing Analytics
O que são Sistemas CRM?
Caso de Uso - Problema de Negócio
Marketing Analytics em R Parte 1 - Coleta de Dados de Marketing e Análise Exploratória
Marketing Analytics em R Parte 2 - Segmentação Estatística de Clientes
Marketing Analytics em R Parte 3 - Segmentação Hierárquica de Clientes
Marketing Analytics em R Parte 4 - Segmentação Gerencial
Marketing Analytics em R Parte 5 - Calculando o Faturamento por Segmento
Marketing Analytics em R Parte 6 - Construindo o Modelo Preditivo
Marketing Analytics em R Parte 7 - Aplicando o Modelo e Prevendo Faturamento
Marketing Analytics em R Parte 8 - Previsão de Clientes por Segmento
O que é um Teste A/B?
Quanto Tempo Deve Durar um Teste A/B?
Avaliando um Teste A/B em R Parte 1 - Carregando os Dados para Avaliar o Teste A/B
Avaliando um Teste A/B em R Parte 2 - Selecionando o Teste Estatístico (t-test ou z-test)
Avaliando um Teste A/B em R Parte 3 - Definindo as Hipóteses Nula e Alternativa
Avaliando um Teste A/B em R Parte 4 - Executando o z-test
Avaliando um Teste A/B em R Parte 5 - Determinando e Avaliando o Resultado
Avaliando um Teste A/B em R Parte 6 - Intervalos de Confiança
Gerando uma Calculadora para Teste A/B com R e Shinny
Projeto 1 - Analisando o Resultado de uma Campanha de Marketing com R
Criando Teste A/B em Python
Softwares para Testes A/B
Aplicação Analítica - Parte 1
E-book - O Futuro do Marketing no Business Analytics
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução ao People Analytics
Definindo o People Analytics - Como o Google Revolucionou a Gestão de Pessoas
Como o People Analytics Está Sendo Usado?
People Analytics e o Big Data
Riscos do People Analytics
Benefícios e Limites do People Analytics
Analisando a Redução do Turnover
Como Implementar People Analytics?
Construindo Modelo Preditivo (Coleta dos Dados) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Construindo Modelo Preditivo (Análise Exploratória) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Construindo Modelo Preditivo (Análise Bivariada) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Construindo Modelo Preditivo (Regressão Logística) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Construindo Modelo Preditivo (Decision Tree) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Construindo Modelo Preditivo (Conclusão) - Quais Funcionários Vão Deixar a Empresa?
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução
Financial Analytics - Finanças no Século XXI
Financial Analytics e os Processos de Negócios
Financial Analytics e Tecnologia Analítica
Gestão Baseada em Financial Analytics
Financial Analytics e Machine Learning
A Revolução das Fintechs
Principais Relatórios Financeiros
Definindo Métricas Financeiras
Conceitos Básicos de Balanced Scorecard
Modelagem Financeira com quantmode em R
Criando Modelos Financeiros de Análise
Análise de Séries Temporais com pacote zoo em R
Análise de Séries Temporais com pacote xts em R
Análise de Séries Temporais com pacote forecast e criação de Modelos ARIMA em R
Análise de Liquidez
Análise Dupont
Otimização de Portfólio
The Capital Asset Pricing Model
Projeto 2 - Implementando um Modelo Analítico para Análise de Portfólio
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução
Conceito de Fraude
Big Data e Detecção de Fraude
Principais Tipos de Fraudes
Ciclo de Vida do Modelo Analítico de Fraude
Detecção de Fraudes e Prevenção
Inteligência Artificial para Detecção de Fraude
Fraudes em Transações de Cartões de Crédito
Detecção de Fraudes em R - Coleta de Dados, Amostragem e Pré-processamento
Detecção de Fraudes em R - Detecção e Tratamento de Outliers
Detecção de Fraudes em R - Análise Preditiva para Detecção de Fraudes
Detecção de Fraudes em R - Definindo o Fraud Detection Rate
Detecção de Fraudes em R - Decision Trees
Detecção de Fraudes em R - Redes Neurais
Detecção de Fraudes em R - Avaliando o Modelo Preditivo
Detecção de Fraudes em R - Métricas
Apresentação Executiva
Detecção de Fraude Online com R e Microsoft Azure
Projeto 3 - Criando um Sistema de Detecção de Fraudes Para um Site de E-Commerce
E-book - Cientistas de Dados Especializados em Detecção de Fraude
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução
O Processo de Descoberta de Conhecimento
Text Analytics em Dados Estruturados
Text Analytics em Dados Não-Estruturados
O Processo de Text Analytics
O Processo de Text Analytics - Análise Semântica
O Processo de Text Analytics - Análise Estatística
O Processo de Text Analytics - Preparação dos Dados
O Processo de Text Analytics - Indexação e Normalização
O Processo de Text Analytics - Cálculo da Relevância
O Processo de Text Analytics - Seleção de Termos
Modelos de Linguagem e Modelo Oculto de Markov
Métodos Quantitativos em Linguística
Pacotes R Para Text Mining
Text Analytics em R - Carregando os Arquivos
Text Analytics em R - Convertendo Arquivos PDF em TXT no R
Text Analytics em R - Criação do Corpus e Pré-processamento
Text Analytics em R - Processamento Estatístico
Text Analytics em R - Relacionamentos e Análise Quantitativa
Text Analytics em R - Visualização de Dados e Sumário dos Resultados
Bonus - Topic Modeling em R
Quiz
Assuntos abordados:
Introdução
Mídias Sociais e Sua Importância
Desafios em Social Network Analytics
Técnicas de Social Media Analytics
Social Network Analytics com o Pacote igraph do R
O Processo de Social Media Analytics
O Processo de Social Media Analytics - Autenticação
O Processo de Social Media Analytics - Visualização e Exploração
O Processo de Social Media Analytics - Limpeza e Pré-Processamento
O Processo de Social Media Analytics - Pré-Processamento de Texto
O Processo de Social Media Analytics - Modelagem de Dados e Análise de Sentimentos
O Processo de Social Media Analytics - Visualizando o Resultado
Criando App no Twitter
Análise de Redes Sociais - Twitter - Coleta, Limpeza e Transformação
Análise de Redes Sociais - Twitter - Merge e Apresentação
Análise de Redes Sociais - Twitter - TweetBot
Análise de Redes Sociais - Twitter Analytics - Coletando Dados Offline
Análise de Redes Sociais - Twitter Analytics - Análise Exploratória
Análise de Redes Sociais - Twitter Analytics - Visualizando os Resultados
Análise de Redes Sociais - Facebook - Facebook Developer
Análise de Redes Sociais - Facebook - Criando a Aplicação no Facebook
Análise de Redes Sociais - Facebook - Gerando Autenticação de 2 Horas
Análise de Redes Sociais - Facebook - Gerando Autenticação de 2 Meses
Análise de Redes Sociais - Facebook - Coletando Dados do Facebook
Análise de Redes Sociais - Facebook - Social Network Analysis e pacote igraph
Análise de Redes Sociais - Facebook - Degree, Betweenness, Closeness e Cluster
Análise de Redes Sociais - Facebook - Coletando Páginas, Posts, Likes e Comentários
Análise de Redes Sociais - Facebook - Usando Linguagem SQL para Minerar os Dados do Facebook
Análise de Redes Sociais - Facebook - Avaliando a Performance de uma Página
Projeto 4 - Analisando Dados do Facebook
Análise de Redes Sociais - Instagram - Criando e Registrando a App
Análise de Redes Sociais - Instagram - Instalando Pacotes e Testando a Conexão
Análise de Redes Sociais - Instagram - Usando End-points e Coletando Dados
Análise de Redes Sociais - Instagram - Coleta de Dados
Análise de Redes Sociais - Instagram - Analisando Seguidores, Likes e Comentários
Análise de Redes Sociais - Instagram - Analisando Dados Por Localidade
Análise de Redes Sociais - Instagram - Wordcloud com Dados do Instagram
Análise de Redes Sociais - Instagram - Identificando Clusters de Usuários
Análise de Redes Sociais - Instagram - Sistema de Recomendação
Projeto 5 - Construindo um Sistema de Recomendação
Quiz
Assuntos abordados:
Projeto 1 - Analisando o Resultado de uma Campanha de Marketing com Teste A/B
Projeto 2 - Implementando um Modelo Analítico para Análise de Portfólio
Projeto 3 - Criando um Sistema de Detecção de Fraudes com R e Azure
Projeto 4 - Analisando Dados do Facebook
Projeto 5 - Construindo um Sistema de Recomendação em Python
Avaliação Final
Aplicação Analítica em Python - Completa e com Código Fonte
Política de Privacidade
Termos de Uso
Formas de Pagamento
Perguntas Frequentes
Metodologia de Ensino
Contate-nos
Formação Cientista de Dados - FCD
Formação Inteligência Artificial - FIA
Formação Engenheiro de Dados - FED
Formação Análise Estatística - FAECD
Formação Analista Intel. Mercado - FAIM
Iphone e Ipad
Android
Wouldn't it be a good idea to create a course?