Como a Análise de Dados Pode Ajudar no Crescimento de Pequenas Empresas?

Há uma citação famosa de Bill Gates, fundador da Microsoft. Ele diz: “Se sua empresa não está na Internet, logo ela estará fora do mercado.” Com estas palavras, Bill Gates sintetiza a importância de cada negócio, independentemente do seu tamanho e natureza, ter presença online.

No entanto, no mundo de hoje e especialmente com o boom do comércio eletrônico durante a pandemia do COVID-19, apenas ter um bom site, página do Facebook, canal do YouTube ou outra presença em mídia social não é suficiente. Você precisa saber onde está seu mercado potencial, quem é e como direcionar seus clientes, além de compreender gostos e desgostos das áreas em que você está concentrando todas as energias das suas estratégias online.

Portanto, a análise de dados é um componente vital para todas as estratégias de marketing online, inclusive para pequenas empresas.

Neste artigo, vamos explorar como a análise de dados pode ajudar as pequenas empresas a crescer. E como sustentar esse crescimento para resultados tangíveis.

Como a Análise de Dados Ajuda as Pequenas Empresas

Você pode imaginar todos os desafios que uma pequena empresa enfrenta. São realmente muitos. Isso inclui logística, demandas sazonais, tentativas de golpes e, acima de tudo, oscilações econômicas que afetam os padrões de compra, entre outros.

Portanto, veja como a análise de dados pode ajudar.

1. Compreendendo os Dados Demográficos

A chave para o sucesso de qualquer negócio online é compreender a demografia de seu mercado atual ou pretendido. Embora uma pequena empresa possa ter como alvo uma região específica ou faixa etária específica, pode não haver demanda dos clientes. Portanto, você não será capaz de fazer muito progresso nesse mercado.

A análise de dados pode ajudar a conquistar um nicho no mercado em um curto espaço de tempo, com base na análise do comportamento dos clientes, o que eles mais demandam, a influência da região onde o cliente vive no comportamento e decisão de compra e muito mais.

Ao mesmo tempo, seus produtos ou serviços podem ser úteis e gerar grande demanda em outro mercado até então desconhecido. A maioria das pequenas empresas permanece inconsciente de onde está seu mercado real. Portanto, a maioria acaba visando o que pode parecer um mercado óbvio e lucrativo, mas obtém resultados desastrosos.

É aqui que a análise de dados ajuda. Ao analisar o número de pessoas que visitam o site e páginas de mídia social de qualquer região em particular, você pode entender a demografia do mercado de atuação da empresa. Com um planejamento adequado e uma estratégia clara, você pode concentrar seus esforços nesse segmento da população e impulsionar sua pequena empresa para os lucros.

2. Custo por Cliente

A sua pequena empresa está latindo na árvore errada? Ou seja, você está visando a clientela errada, apesar de gastar uma quantia considerável em recursos de marketing digital e publicidade? Se sim, então é hora de se envolver na análise de dados e descobrir exatamente quanto dinheiro você está perdendo em obter leads em potencial e gerá-los como clientes.

Uma vez que o marketing digital e os anúncios online são muito mais econômicos do que os anúncios convencionais na mídia impressa e eletrônica, a maioria das pequenas empresas fica feliz com as despesas. No entanto, vale a pena lembrar que os lucros de seus clientes também devem cobrir o dinheiro que você está gastando para atraí-los para sua pequena empresa.

Por análise de dados, você pode descobrir quanto dinheiro está gastando para conseguir um cliente e os lucros associados. E quando você descobrir que o custo é maior do que os lucros, é mais fácil adaptar, ajustar ou descartar sua estratégia de marketing digital. Em vez disso, você pode gastar os mesmos recursos no desenvolvimento de mercados mais novos e mais lucrativos.

Um claro exemplo disso é a diferença das leads trazidas pelo Facebook e LinkedIn. Leads do Facebook normalmente são de menor qualidade e menor rentabilidade, exatamente o contrário do LinkedIn. Portanto, o orçamento em marketing digital nessas redes devem ser dimensionado de acordo. Mas para chegar a essa conclusão é preciso analisar dados.

3. Atendendo às Demandas Sazonais

Terra de muitos feriados, o mercado brasileiro atende às demandas sazonais. Naturalmente, a competição em todas as formas fica cada vez mais acirrada durante períodos de feriados e as temporadas de compras. Ao mesmo tempo, os gostos dos compradores são propensos a oscilações violentas. O que estava em demanda no ano passado não precisa estar na moda este ano ou nos próximos anos. A mudança é a regra.

Como descobrir o que atrai os compradores durante períodos de feriados ou a temporada de compras que se aproxima? Mais uma vez, as pistas estão na análise de dados. Ao analisar o que os compradores estão procurando, com base em suas palavras-chave de pesquisa, bem como acessos a outros sites, Google Trends e dados de várias fontes, sua pequena empresa pode identificar especificamente suas necessidades e usar Machine Learning para fazer previsões.

Uma pequena empresa não pode ter um grande estoque de mercadorias. Portanto, a análise de dados ajuda a identificar exatamente quais produtos ou serviços estão em demanda hoje e quais são os mais vendidos. Isso ajuda a cortar custos de estoque e, ao mesmo tempo, otimizar a lucratividade, se feito da maneira correta.

4. Manter o Controle Sobre os Concorrentes

Caso você não saiba, a análise de dados pode dar a você uma vantagem sobre os concorrentes. Existem inúmeras maneiras de um bom especialista em análise de dados descobrir que tipo de clientela seus rivais mais próximos estão atraindo e o que estão comprando, gasto médio por compra e lucros.
Esta é uma informação preciosa para cada pequena empresa, se você puder usá-la a seu favor. Você pode saber onde encontrar um concorrente e obter a vantagem para emergir no topo daquele campo específico de negócios. Isso ajuda você a concentrar todos os esforços de marketing digital, reduzir custos, oferecer os produtos e serviços certos e obter uma clientela maior.

Isso não é tão fácil quanto pode parecer. A análise de dados não é aquela moleza proverbial e precisa de pessoas experientes e qualificadas para fornecer informações astutas sobre os concorrentes e seus mercados. E isso explica a ascensão do Cientista de Dados como uma das profissões mais demandadas pelo mercado.

5. Melhorar as Ofertas de Pequenas Empresas

O americano Peter F. Drucker disse com propriedade: “Cada empresa tem apenas duas funções: marketing e inovação.” E as duas são beneficiadas pela análise de dados. Você pode acreditar erroneamente que sua pequena empresa tem aquele serviço ou produto matador que atende às necessidades de seu mercado-alvo. Mas esse pode não ser o caso. Existe a possibilidade de que as ofertas da empresa sejam boas, mas não estejam sendo divulgadas de forma ideal ou não tenham a inovação necessária.

A única forma de girar é inovando as ofertas de sua marca para se adequar às condições de mercado existentes. A análise dos dados permite saber o que as pessoas procuram em um produto ou serviço. Ajuda a identificar deficiências em suas ofertas e inová-las para torná-las vendáveis ​​no mercado.

Conclusão

A análise de dados ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, cortar custos com marketing digital e esforços de publicidade e ganhar mais clientes se feito profissionalmente. Infelizmente, poucas pequenas empresas se envolvem na análise de dados devido aos custos. Se você investir em análise de dados, sua pequena empresa pode ganhar muito. E o mercado de pequenas empresas é muito promissor para profissionais que realizam consultoria em análise de dados.

Referências:

https://www.7wdata.be/big-data/how-data-analytics-can-help-small-businesses-to-grow-faster